Knowledgebase:
Actualização de Dados WHOIS - RAA - Registrar Accreditation Agreement.
Posted by Luis Inverno on 17 January 2014 02:30 AM

 

No seguimento das alterações recentemente efectuadas pelo ICANN ( Internet Corporation for Assigned Names and Numbers ), a partir de 1 de Janeiro de 2014 existe um maior controlo e rigor nos dados whois dos domínios ( gTLD ), nomeadamente através da validação dos dados introduzidos.

 

Assim, será necessário validar que os dados introduzidos aquando do registo são válidos e estão correctos.

Quando se aplica a validação / confirmação dos dados whois?

 A validação aplica-se sempre que:

 

  • Efectuar alterações aos dados/contactos whois de domínios existentes;
  • O domínio for transferido de ou para outra empresa;
  • Registar um novo domínio cujos dados ainda não tenham sido validados;

 

Para efeitos de validação, será enviado um email automático para o titular do domínio com um link para validar os dados whois. Este email contém um link onde tem de clicar num prazo máximo de 15 dias para concluir a validação.  Por forma a relembrar da necessidade de validar os dados whois e evitar a suspensão, caso ainda não tenha validado, serão enviados novos avisos ao 7º e 14º dia.

Findos os 15 dias e se os dados não forem validados, todos os domínios associados a esse contacto serão suspensos até que a validação ocorra.

 

IMPORTANTE:

  • Caso os dados não sejam confirmados num prazo máximo de 15 dias, todos os domínios associados a esse contacto ficarão suspensos até a validação se encontrar concluída.
  • A validação é efectuada apenas uma vez para cada email/contacto administrativo, ou seja, caso tenha vários domínios com o mesmo contacto associado terá apenas de efectuar este processo uma única vez.
  • Esta validação não se aplica a domínios já existentes, a menos que, sejam efectuadas alterações aos dados whois ou se efectuar a transferência do mesmo.
  • À semelhança do que acontece hoje, anualmente será enviado um email para garantir a actualização dos dados whois.

 

Mais detalhes

 

Em caso de dúvidas o nosso helpdesk está ao dispor.

 

(11 vote(s))
Helpful
Not helpful

Comments (0)